Você já deve ter ouvido a seguinte frase sobre o seu negócio: “se você crescer, tudo o mais tende a se encaixar”. Claro, isso parece muito mais fácil dizer do que fazer. Se você fez parte de uma empresa que experimentou um rápido crescimento, você entenderá os dois lados da mesa. Por um lado, você tem um aumento nas vendas e está começando a fazer seu nome. Por outro lado, é preciso muito escalonamento, o que significa as inevitáveis mudanças organizacionais e gerenciais. Independentemente de quão benéfica ou prejudicial a aceleração tenha sido, você deve ser capaz de sustentar essas mudanças desafiadoras… Mas como fazer isso? Não se preocupe. Aqui estão 6 estratégias para gerenciar uma empresa em rápido crescimento.
1. Tenha uma meta de médio prazo e siga em frente
Ao planejar seu negócio, você provavelmente criou muitas metas de curto e longo prazo, mas planejou alguma meta de médio prazo? Uma visão e missão de longo prazo – o estado futuro que você deseja que seja sua carreira e como você a alcançará, com base em seus valores profissionais. Uma série de objetivos de médio prazo dão total apoio a essa visão. Esses são os marcos e metas de três a cinco anos que servem de trampolim para essa visão. Você pode buscar “platôs” de curto prazo – habilidades, experiências ou realizações que você pode buscar no período de um ano a 18 meses para ajudá-lo(a) a atingir os objetivos de médio prazo. A sua visão e missão de longo prazo são, na verdade, uma série de objetivos de médio prazo. Quando sua empresa cresce muito rápido, é fácil pular esses objetivos de médio prazo porque você parece ser “forçado” a mudar as metas.
2. Mantenha os clientes satisfeitos
Não importa em que estágio o seu negócio esteja, você nunca pode parar de ouvir seus clientes. Eles têm as ideias mais relevantes, o feedback mais imediato, ficam cada vez mais felizes em ajudar (por meio da mídia social) e pagam as contas. Portanto, coloque em prática uma abordagem formal para ouvir os clientes o tempo todo e agir de acordo com suas opiniões.
3. Encontre um ótimo mentor
Um mentor com experiência como empresário(a) ou executivo(a) de negócios pode tirar muito peso de seus ombros. Você tem o benefício de suas experiências e o conselho de alguém que já esteve lá. Não deixe seu ego ou orgulho atrapalharem. Alguns dos(as) empreendedores(as) mais bem-sucedidos tiveram mentores ao longo do caminho.
4. Tenha a equipe certa
Não consigo enfatizar isso o suficiente! Ter membros da equipe que são mais inteligentes do que você é essencial para uma empresa em rápido crescimento. Será sua equipe, não apenas seu produto e estratégia de negócios, que conduzirá sua empresa ao sucesso. Você precisa recrutar e contratar as melhores pessoas disponíveis para que possam dirigir cada um de seus departamentos. Ao fazer isso, você pode se concentrar na estratégia geral. No entanto, não se trata apenas de contratar um novo grupo de pessoas. Você também deve avaliar os membros atuais da equipe . Seu gerente atual consegue lidar com uma equipe de vinte quando eles estão acostumados a gerenciar apenas cinco? Além disso, você precisa garantir os colaboradores atuais ao contratar novas pessoas. Inclua-os no processo de entrevista e explique como isso afetará sua posição.
5. Considere as implicações financeiras
Conforme sua empresa se expande rapidamente, há uma série de implicações financeiras que você precisa levar em consideração. Fique de olho nos principais indicadores de desempenho, mantenha um estoque dos produtos previsíveis que vendem melhor e, se for o caso, considere assinar um contrato de arrendamento de curto prazo se precisar de um espaço maior. Crie um orçamento para o seu negócio. Entenda seu fluxo de caixa. Avalie as compras de equipamentos com base em números, não em instituições. Plano para os custos dos funcionários. Procure ajuda financeira externa, se necessário.
6. Subtraia, enquanto adiciona
O dimensionamento é, na verdade, um problema de menos. Há muitas coisas que funcionavam e não funcionam mais, então você tem que se livrar delas. Provavelmente há um monte de coisas que você sempre fez que o(a) deixaram lento sem que você percebesse. Como exemplo, Donna Morris, vice-presidente sênior de RH da Adobe, eliminou os relatórios de desempenho por completo. Ao fazer isso, os funcionários foram libertados do trabalho tedioso. Para uma empresa em ascensão, você poderia dedicar essas horas de trabalho a algo mais produtivo. Outra maneira de subtrair enquanto você adiciona é substituindo o bom pelo mau. Chris Fry, do Twitter, fez com que os membros da equipe entregassem seus telefones durante as reuniões. O resultado? Reuniões mais curtas e eficazes.
Ir da abertura de uma empresa ao gerenciamento de um negócio em rápido crescimento exigirá mudanças nas táticas. Aplicar as estratégias acima e aprender a manobrar rapidamente ajudará sua empresa a crescer e ter sucesso.
Texto de Mariana Pavan, co-founder Calçadoteca, especialmente para HBB Contabilidade.