A

Receita Federal do Brasil finalizou as conferências da malha fina referente ao ano de 2014 sobre os valores do Imposto de Renda e Contribuição Social das empresas enquadradas no Lucro Presumido e Lucro Real, através do cruzamento de informações das obrigações acessórias enviadas pelos contribuintes (DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais versus ECF -Escrituração Contábil Fiscal).

Mas afinal, o que é a Malha Fina?

“O contribuinte realmente deve se preocupar em não cair na malha fina, pois essa se refere ao processo de verificação de inconsistências das suas informações contábeis, assim, caso o sistema da Receita Federal perceba alguma informação está errada, separa a declaração para uma análise mais apurada. E, caso perceba erros, chama o contribuinte para ajustes ou até mesmo inicia investigações e cobra de atrasados e multas”, explicam as Diretoras Operacionais do HBB Jusceliany e Ediane.

Assim, a malha fina é praticamente uma “peneira” para os processos de declarações que estão com pendências, impossibilitando a restituição.

“Para evitar a malha fina, é interessante que o contribuinte procure um contador qualificado e devidamente registrado do conselho regional de contabilidade do seu estado, garantindo a sua segurança contábil”, recomendam as diretoras.

As notificações da malha fina foram enviadas pelo correio, mas também podem ser acessadas pelo e-CAC, que é o portal de atendimento virtual da Receita, podendo ser acessado por Certificado Digital ou Código de Acesso.

O HBB se preocupa com você, contribuinte.

Ressaltamos a importância dessa verificação, bem como do cumprimento de prazos para justificativas e/ou regularizações para evitar penalidades financeiras, como juros e multas.