Há mais de 3 anos, a HBB Contabilidade realiza um evento mensal voltado à disseminação de conhecimento e network de profissionais e gestores sobre pautas ligadas à contabilidade e gestão. Inicialmente, o evento era voltado somente a clientes HBB, já hoje em dia, é aberto ao público e inclusive possui suas versões presenciais e online, onde transmitimos o evento ao vivo através das nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube).

Nessa última terça-feira, dia 18, a HBB Contabilidade realizou o 2º Café de Negócios do ano de 2020, sobre o tema Carnê Leão para Profissionais Liberais, contando com a panelista Ediane Carbonara, COO da HBB e CEO da Attuale Assessoria e Naira A. dos Santos, CEO da HBB.

Em suma, a apresentação abordou como os profissionais liberais e autônomos precisam tratar as suas receitas e despesas para respeitar todas as normas federias para a arrecadação mensal do Imposto de Renda através do Carnê Leão, com o demais impostos como o INSS e o ISSQN. Confira a seguir um breve resumo sobre o que foi falado no evento:

O que é um Profissional Liberal?

  • Os profissionais liberais são profissionais pertencentes a categorias diferenciadas regidos por estatuto próprio, ou seja, legislação específica, inserindo-se no conceito de profissões regulamentadas (Definição do Ministério do Trabalho).
  • É aquele que possui formação especifica que possa exercer suas atividades de forma independente.
  • Essas atividades devem ser regulamentadas e legalizadas.
  • O profissional liberal deve estar legalmente habilitado, pois ele é responsável pelo seu serviço.

Quem é considerado Profissional Liberal?

Advogados, contadores, médicos, dentistas, arquiteto, psicólogos, engenheiros e entre outras profissões regulamentadas.

O que é Carnê Leão?

O Carnê leão é um imposto recolhido mensalmente e obrigatório do Imposto de Renda de Pessoa Física, e estão sujeitos a este imposto qualquer pessoa física residente no Brasil que recebe rendimentos vindos por outras pessoas físicas. Ou seja, se você recebe qualquer rendimento que venha de uma pessoa física, é obrigatório o pagamento do carnê leão.

Como funciona o Carnê Leão?

As pessoas físicas que exercem suas atividades sem constituir uma empresa, ou seja, emitindo recibos para seus clientes com base em seu CPF e possuem clientes pessoas físicas, estão OBRIGADOS a escriturar mensalmente um livro caixa através do programa disponibilizado pela Receita Federal Carnê Leão.

O livro-caixa é o registro da movimentação financeira da atividade exercida pela pessoa física, onde são lançados os recibos emitidos para seus clientes, e as despesas que com o exercício de sua profissão.

Quais receitas devem ser informada no Carnê Leão?

São receitas decorrentes do exercício profissional exclusivo da profissão, como exemplo:

  • Consultas médicas;
  • Tratamentos dentários;
  • Acompanhamento alimentar;
  • Assessoramento jurídico,
  • Etc…

Quais despesas são dedutíveis no Carnê Leão?

São as despesas de ambiente profissional, necessárias às operações e desenvolvimento das atividades da pessoa física, como por exemplo, aluguel do escritório/consultório, conta de água e energia do escritório/consultório, anuidades, impostos, material de conservação e limpeza do escritório/consultório, material de escritório entre outros.

Como funciona o INSS de Profissional Liberal?

Fica obrigado ao recolhimento mensal de INSS sobre a renda auferida com o exercício da sua atividade, respeitando a tabela base de alíquotas do órgão fiscalizador que estiverem vigentes.

  • Lei Complementar Nº 184/18, “Institui o Código Tributário do Município de Nova Mutum, e dá outras providências”.
  • Art. 62: Quando o serviço for prestado sob a forma de trabalho pessoal do próprio contribuinte, estabelecido em função da formação escolar exigida para o exercício da atividade, será recolhido de acordo com TABELA – III, anexa deste Código.

Como fazer o transporte das informações do Carnê Leão para o IRPF?

O Carnê Leão é incorporado ao Imposto de Renda da Pessoa Física Anual (IRPF) para fins de ajuste anual, nesse momento, ocorre a consolidação de todas as receitas/despesas ocorridas no ano, e consequentemente pode haver restituição de imposto, uma vez que pago a mais.

 

Estiveram presentes no nosso evento, advogados, dentistas e profissionais da área da saúde em geral. Após e durante todos esses tópicos, houve muita participação ativa dos profissionais liberais presentes no evento, gerando um processo de troca de informações e network.

 

____________

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco ou solicite o atendimento de algum dos nossos consultores comerciais.

HBB Contabilidade – Porque contabilidade e gestão caminham juntas!