A

s principais mudanças do regime tributário Simples Nacional para este ano foram explanadas na primeira edição de 2018 do Café & Negócios HBB, na manhã desta terça-feira (23-01), pela facilitadora Ediane Carbonara, contadora do HBB.

Acompanhado de um delicioso café da manhã, o bate papo tratou do impactos dessas mudanças para os empresários, conforme a Lei Complementar 155/2016. Uma alteração importante diz respeito ao aumento do teto do faturamento do Simples. Até 2017 o limite era R$ 3,6 milhões, e a partir de agora é R$ 4,8 milhões.

Ediane destacou ainda a nova fórmula de cálculo de apuração da alíquota das empresas do Simples. “Anteriormente era definido nas tabelas qual a alíquota fixa que a empresa iria pagar, com base na média do seu faturamento. Agora a Receita lançou uma nova fórmula de cálculo. Todo mês a alíquota da empresa pode variar com base na sua movimentação anterior, principalmente na sua receita bruta total acumulada dos últimos 12 meses. Essa fórmula precisa ser identificada todo mês, pra saber qual realmente é a alíquota efetiva que vai ser paga sobre o faturamento que a empresa teve dentro do Simples.”

O HBB agradece mais uma vez aos clientes que novamente atenderam ao convite para essa discussão pertinente, e se coloca a inteira disposição para esclarecer todas as eventuais dúvidas.