I

nspirado por antigos festivais gregos como o Anthesteria , o dia 1º de maio era originalmente uma celebração da primavera e do renascimento que acontecia na natureza durante essa época do ano. Tradicionalmente, esse dia era caracterizado pela coleta de flores e por danças da fertilidade.

Nos últimos anos, particularmente nos países socialistas e comunistas, o 1º de maio se tornou um festival de trabalho honrando os esforços militares e industriais do país.

O movimento de oito horas para reduzir o dia de trabalho de 10 para oito horas começou após a Guerra Civil. Foi um dos principais objetivos da União Nacional dos Trabalhadores, cujo primeiro congresso se reuniu em 1866. Em 1868, o congresso e seis estados aprovaram uma legislação de oito horas. Em 1884, a Federação Nacional de Organizações e Assembléias Trabalhistas decidiu convocar uma greve geral em 1º de maio de 1886, para fazer cumprir as exigências para que os empregadores observassem o dia de oito horas. Em 1947, em meio à histeria anticomunista da Guerra Fria, os Veteranos de Guerra Estrangeiros dos EUA renomearam o dia 1º de maio como “Dia da Lealdade” e uma sessão conjunta do Congresso posteriormente tornou oficial o pronunciamento.

Em muitos países, o feriado de 1º de maio foi obtido por meio de agitação sindical apoiada por partidos socialistas. No entanto, na Alemanha, onde essa agitação se mostrou infrutífera, foi instituída em 1933 como um presente de Hitler, sendo prontamente seguida pela abolição dos sindicatos. No Reino Unido, um feriado do dia de maio foi instituído em 1978 para os sindicalistas celebrarem, mas foi realizado na primeira segunda-feira de maio para minimizar os danos aos negócios.

Na China, o Dia do Trabalho foi estendido para 3 dias durante os anos 90. O governo chinês fez um feriado de sete dias, movendo os fins de semana anteriores e futuros juntamente com estes três dias. Este feriado permitiu que milhões de chineses viajassem durante este período. O governo chinês reduziu este período de férias para um dia em 2008, ao mesmo tempo em que reavivou três feriados tradicionais chineses: o Festival do Barco-Dragão, o Dia da Varrição da Tumba e o Festival do Meio-Outono.

São muitas as culturas que tratam a relação do trabalhador em sua singularidade, mas um fato inegável é que o trabalho árduo e a determinação são sinônimos de prosperidade e, por esse motivo, o HBB Contabilidade parabeniza a todos os trabalhadores nesse dia importante.

Fonte: Time&Date