O ano de 2020 está logo aí e muitos empresários de pequenas e médias empresas estão com diversas ideias sobre o que fazer diferente no ano que vem, mas ainda não pararam para conseguir organizar tudo em um plano de ações eficiente.

Sim, pessoal! Estamos falando do famoso “Business Plan”, “Planejamento de Negócios” ou simplesmente, “Plano de Negócios”.

Nós, empresários e gestores, gostamos muito de modelos de plano de negócios que mostrem o máximo de informações com a menor quantidade de palavras possível, ou seja, PRÁTICOS.

Por esse motivo, compilamos um modelo prático de planejamento empresarial para você!

Esse modelo sugere o uso de 15 a 20 slides no máximo e demonstra de uma maneira bem objetiva todos os requisitos essenciais para uma apresentação de sucesso, alinhando as melhores metodologias do mercado – Canva e Balanced Scorecard.

Confira abaixo:

  1. Propósito da empresa – Inicie com emoção! Descreva a sua empresa/negócio com uma única frase declarativa (se tiver dúvidas, responda: “Por que a minha empresa/negócio existe?”).
  2. Problema – O seu cliente (ou o cliente do seu cliente) possui uma “dor” ou um “problema” na qual o seu produto ou serviço soluciona. Descreva qual é essa dor e, se possível, também descreva como o cliente resolve esse problema hoje em dia.
  3. Solução – Descreva qual é a proposta de valor da sua empresa e como ela consegue tornar a vida do cliente melhor apenas por solucionar o problema descrito no slide anterior. Demonstre de que maneira o seu serviço ou produto se aplicam.
  4. Por que agora? – Esse é um momento de analisar o mercado e o seu segmento de atuação, descreva uma breve evolução histórica da sua categoria, as suas tendências e o que torna a sua empresa ou negócio o ideal para esse momento.
  5. Tamanho do mercado – Descreva o perfil do cliente que você pretende atender (nesse caso, é válido pesquisar sobre alguns cálculos avançados para tentar entender qual é a amplitude que o seu negócio pode chegar, como por exemplo: TAM (Total Addressable Market), SAM (Serviceable Addressable Market) e SOM (Serviceable Obtainable Market) / Sugestão de pesquisa – Site Administradores.com.
  6. Concorrência – Quem são seus concorrentes diretos e indiretos? Liste-os e pontue as vantagens competitivas de cada um deles.
  7. Produto/Serviço – Descreva as características do seu produto ou serviço (usabilidade, funcionalidade, características, diferencial, valor agregado, cases de sucesso e entre outros).
  8. Modelo de negócio – Aqui você descreve itens como:
    1. Regime tributário
    2. Modelo de receita, preços e markup (margem de lucro)
    3. Tempo de vida, uso ou recompra: Para esse caso, responda “quanto tempo o seu produto/serviço duram, até que o cliente sinta a necessidade de adquiri-lo novamente?”
    4. Modelo de venda e distribuição (por bairro ou cidade? Você vai atrás do cliente ou ele vem até você? Quantos clientes você consegue atender por mês?)
  9. Equipe – Descreva quem são os proprietários e gestores – Quem são as pessoas chave por cada equipe
  10. Financeiro – Orçamento 2019 (orçado x realizado) – se houver + Orçamento 2020 (por área do negócio) – Siga as dicas abaixo para elaborar um bom orçamento:
    1. Considere a média de receias e despesas que você realizou nos últimos 2 anos, considere todas as contas, desde água, luz, manutenção, à compras, salários, marketing e tudo o mais.
    2. Receitas: Seja conservador(a), orce uma receita baixa, para conseguir planejar as despesas de uma maneira segura
    3. Despesas: Pela mesma premissa do conservadorismo, se você estiver em dúvida sobre algum valor a ser lançado no seu orçamento, “chute um valor arredondado para cima”, dessa maneira, você consegue planejar os meses para que essa despesa incorra, sem que haja muitas surpresas pelo caminho.
    4. Tanto para receitas quanto para despesas, considere todas as ações que você deseja fazer, como por exemplo: Treinar a equipe de vendas (quanto isso custará? e quanto isso poderá te gerar de aumento de vendas?)

 

Pronto! Dessa maneira você terá feito uma análise completa da sua empresa e saberá quais são as direções a serem seguidas no próximo ano.